LIMPEZA
Prefeitura realiza mutirão de limpeza no cemitério Santo Antônio

16/Fev/2024 - 11:21

São 45 trabalhadores em mutirão que deve durar uma semana, com roço do mato e rastelamento

Mutirão de limpeza no cemitério Santo Antônio iniciou no último dia 08A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), iniciou no último dia 08 um grande mutirão de limpeza no cemitério Santo Antônio, com roço do mato, varrição, rastelamento e recolhimento do material. O passo seguinte é a colocação de herbicida, para tentar conter a chegada de mais mato no local já limpo.

"Por determinação do prefeito, estamos com uma equipe formada por 45 trabalhadores, sendo cinco dos que integram a equipe fixa aqui do próprio cemitério. Neste período de chuvas, como a área do Santo Antônio é enorme e conta com cerca de 100 mil sepulturas, é muito difícil vencer o mato, mas estamos empenhados nesse trabalho", explicou o titular da Semusb, Cleberson Pacheco.

De acordo com o secretário, a equipe deve permanecer nesse trabalho até a próxima semana, com uma limpeza completa no cemitério, incluindo os corredores e os acessos, mas também os túmulos, jazigos e covas. "Não é uma tarefa fácil, mas adquirimos herbicidas para aplicar nos próximos dias, na tentativa de evitar a proliferação tão rápida do mato. Como nesse tempo chove muito, até essa aplicação fica mais complicada, mas estamos trabalhando com força total", completou.

Secretário pede que a população ajude a manter limpo o espaçoO diretor da Divisão de Cemitérios da Semusb, Marcos Farias, afirmou que "o trabalho é enorme e quando terminamos de limpar uma parte, o início da área já tem mato novamente. Por isso, acredito que será importante o uso do herbicida para frear essa rapidez com que o mato se renova".

A pasta ressalta ainda que, de acordo com o Código de Posturas do Município, é de competência da Prefeitura a limpeza das vias de acesso do cemitério, ficando a cargo dos familiares a limpeza de túmulos e jazigos.

"Gostaria de pedir às famílias que têm seus entes queridos sepultados no Santo Antônio, que nos ajude a manter limpo o espaço, com a limpeza dos túmulos, jazigos e covas. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas a população precisa colaborar", finalizou Cleberson Pacheco.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Ana Flávia Venâncio